O projeto, uma iniciativa da Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios na Colônia e administração municipal, proporcionará aos caminhantes um trajeto de 12,4 quilômetros entre a cidade e a localidade de Paredão, que poderá ser percorrido em qualquer dia da semana, orientando-se por placas indicativas, sem a necessidade de condutores.
Segundo o coordenador do Passeios na Colônia, Alício de Assunção, essa é mais uma etapa do projeto de caminhos autoguiados do Vale que se conclui. “Agora, já são 53 quilômetros de trajetos implantados em Marques de Souza, Itapuca e Sério. A meta é chegar a 500 quilômetros por 40 municípios da região. Em abril, Paverama e Travesseiro também terão seus caminhos autoguiados”, destaca.
Para o vice-prefeito do município, Paulinho Aroldi, o projeto proporciona a aproximação de pequenas comunidades rurais com os turistas que vem de todas as partes. É uma ação simples que resulta no contato dos visitantes com a natureza, a cultura, a gastronomia e todo o potencial das convenções comerciais local. “A proposta abrange todos os municípios do Vale, por meio do Passeios na Colônia e Amturvales, dando um passo mais significativo ao encontro do sonho de sermos um polo turístico de referência dentro da economia gaúcha”, destaca.
Localizado em Sampaio, interior do município de Sério, o Camping Decker conta com ampla área para acampamento com churrasqueiras, banheiros, salão de jogos e festas, bar e wi-fi. Cercado de muito verde e banhado pelo Arroio Sampaio, é local ideal para os que procuram um lugar tranquilo para passar o dia com amigos ou família.
É possível chegar ao local tanto pelo município de Sério (12 km do centro) quanto pelo município de Santa Clara do Sul (via Picada Santa Clara, 18 km do centro). Importante lembrar que as estradas de acesso não são asfaltadas, mas estão em boas condições.
Contato do Camping Decker - 51 37932620 ou por whatsapp (51) 99803 7156 - deckerelisangela@gmail.com, ou no Facebook .
*Informe-se sobre alimentação!
Cerca de 1,5 km abaixo da Cascata da Bugrinha existe a Gruta dos Bugres, local que, segundo relatos, foi habitado por índios.
A Gruta fica em meio a uma grande área de mata nativa e só é acessível por uma trilha íngreme, sendo possível encontrar no caminho diversas espécies de aves, insetos e outros animais silvestres.
O interior de Sério esconde muitos atrativos naturais. Um deles fica na comunidade de Alto Sampaio, há oito quilômetros do centro. Trata-se de um paredão de arenito com aproximadamente 80 metros de altura que esconde em sua base um poço de águas límpidas e coloração esverdeada banhado pelo Arroio Sampaio.
Quem passa pela estrada da comunidade consegue ver ao fundo das terras da família de Irno Frank a densa mata e uma parte do grande paredão e as várias cores de suas paredes, mas é lá perto, adentrando o potreiro, que vemos sua imponência e beleza.
Localizada em Paredão, à quatro quilômetros da sede do município, a propriedade da família Favaretto possui atrativos para quem deseja vivenciar um pouco da vida rural.
À sombra de uma figueira, se o tempo permitir, é servido o café da colônia, com iguarias produzidas no local e na vizinhança. Circulando pela propriedade é possível acompanhar o trabalho diário da família que se dedica a produção de leite, avicultura e cultivo de uvas.
O cheiro do mato, caminhar por trilhas repletas de verde, observando uma riqueza da fauna e flora da mata atlântica, banhando-se em cascatas e riachos de águas límpidas ou curtindo uma beleza de extensas geadas. Tudo isso acompanhado de saborosas refeições coloniais, com toque das culturas italiana e gaúcha.Assim é o Caminho das Cascatas, roteiro desenvolvido pelos municípios de Boqueirão do Leão, Progresso e Sério, região alta dos vales do Taquari e Rio Pardo.
Contatos:
Secretaria de Turismo de Progresso- (51)
3788 1122
CIPAE G8- Diuly Mähler (51) 98444 6512
Secretaria de Turismo Sério: Carla (51) 99252 0444 ou (51) 99219 2734
Nenhum Evento disponível